Projeto de Iniciação Científica: O
acidente nuclear de Chernobyl
Objetivo geral: Compreender as consequências do acidente nuclear de Chernobyl e suas implicações na sociedade, meio ambiente e tecnologia.
1. Introdução
· O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 na cidade de Pripyat, na Ucrânia, e é considerado o pior desastre nuclear da história.
· O objetivo da pesquisa é entender as causas e consequências do acidente, bem como as medidas adotadas para minimizar seus efeitos na região afetada.
· A pesquisa será realizada por um grupo de alunos do 9º ano do ensino fundamental, que utilizarão principalmente fontes disponíveis na internet para coleta de dados.
2. Fundamentação teórica
· Histórico da energia nuclear: O que é energia nuclear e como ela é produzida.
· Como funciona uma usina nuclear: Os principais componentes e processos envolvidos na geração de energia nuclear.
· O que aconteceu em Chernobyl: Descrição detalhada do acidente, incluindo as causas e consequências imediatas.
· Causas e consequências do acidente: Explicação dos principais fatores que levaram ao acidente, bem como as consequências ambientais, sociais e de saúde pública na região afetada.
· A radiação e seus efeitos no corpo humano: Os diferentes tipos de radiação, seus efeitos na saúde humana e as medidas de proteção contra a radiação.
· A importância da segurança em usinas nucleares: As medidas de segurança adotadas em usinas nucleares e sua importância para evitar acidentes.
· Avanços tecnológicos após o acidente: As inovações tecnológicas desenvolvidas após o acidente de Chernobyl para aumentar a segurança em usinas nucleares.
3. Metodologia
· Coleta de dados na internet: Os alunos utilizarão principalmente fontes confiáveis como sites de instituições governamentais, organizações internacionais, veículos de imprensa reconhecidos e artigos científicos publicados em revistas especializadas.
· Seleção de informações confiáveis e relevantes: Os alunos deverão avaliar criticamente as informações encontradas e selecionar aquelas mais relevantes e confiáveis para a pesquisa.
· Organização e análise dos dados: Os alunos deverão organizar as informações coletadas de forma clara e objetiva, facilitando a análise e interpretação dos resultados.
· Elaboração de relatórios parciais e finais: Os alunos deverão elaborar relatórios parciais a cada 10 aulas e um relatório final ao término da pesquisa.
4. Desenvolvimento
· Pesquisa sobre a região afetada pelo acidente: Os alunos deverão estudar a região afetada pelo acidente e as consequências do desastre na população local e no meio ambiente.
· Levantamento dos impactos ambientais causados pelo acidente: Os alunos deverão investigar os impactos do acidente no meio ambiente, incluindo a contaminação do solo, da água e do ar.
· Investigação das consequências na saúde da população: Os alunos deverão pesquisar sobre as consequências do acidente na saúde da população local, incluindo os efeitos da radiação em longo prazo.
· Análise das medidas de segurança adotadas após o acidente: Os alunos deverão estudar as medidas adotadas para aumentar a segurança em usinas nucleares após o acidente de Chernobyl e sua eficácia.
· Estudo dos avanços tecnológicos em energia nuclear: Os alunos deverão investigar os avanços tecnológicos na área de energia nuclear após o acidente de Chernobyl e como essas inovações contribuíram para aumentar a segurança em usinas nucleares.
· Discussão sobre os impactos do acidente na sociedade e na política: Os alunos deverão discutir as consequências do acidente de Chernobyl na sociedade e na política, incluindo o papel da mídia e das organizações internacionais na divulgação das informações sobre o desastre e na adoção de medidas de segurança em usinas nucleares em todo o mundo.
5. Conclusão
· A partir da pesquisa realizada, os alunos deverão apresentar uma conclusão sobre o acidente de Chernobyl e suas consequências.
· Os alunos deverão discutir a importância de medidas de segurança em usinas nucleares e a necessidade de avanços tecnológicos para garantir a segurança na produção de energia nuclear.
· Os alunos deverão destacar a importância da divulgação de informações precisas e confiáveis sobre acidentes nucleares para a sociedade e a necessidade de prevenir novos desastres como o de Chernobyl.
6. Referências Bibliográficas
· Os alunos deverão listar as fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do projeto, incluindo sites, artigos, livros e outros materiais consultados.
7. Cronograma
· A pesquisa terá a duração de aproximadamente 40 aulas, divididas em quatro etapas de 10 aulas cada.
· Os alunos deverão apresentar relatórios parciais a cada 10 aulas e um relatório final ao término da pesquisa.
8. Avaliação
· A avaliação será realizada com base na qualidade da pesquisa realizada pelos alunos, na apresentação dos relatórios parciais e final, na participação em discussões em grupo e na capacidade de avaliar criticamente as informações coletadas na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário